terça-feira , 12 dezembro 2017
Home / Destaque / Alunos apresentam ao prefeito Barra do Bugres aplicativo sobre destinação de baterias

Alunos apresentam ao prefeito Barra do Bugres aplicativo sobre destinação de baterias

Postado em: 25/09/2017

Os alunos do 2º Ano Técnico em Informática da Escola Estadual Alfredo José da Silva de Barra do Bugres, Rafael Justiniano da Costa e Adriano da Costa Lemes, ambos de 16 anos, apresentaram ao prefeito Raimundo Nonato (PSB) um projeto de aplicativo para dar destinação correta às pilhas e baterias comercializadas no município.

De acordo com os alunos, o objetivo do aplicativo é sensibilizar comerciantes e clientes na destinação correta do material descartado. O aplicativo mostrará os locais credenciados a coletar. Rafael acrescenta que o projeto contempla baterias recarregáveis, pilhas botão e de celular. “Esse material descartado no meio ambiente irá trazer sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente”, enfatizou Rafael.

Conforme salientou a professora Laura Amorim, orientadora do projeto, essa proposta ficou classificada em 4º lugar no último dia 28 de agosto, em Juazeiro do Norte, Ceará. Os alunos serão inscritos ano que vem para a Multitec, uma feira de ciência na cidade de Dois Irmãos, Rio Grande do Sul.

O projeto será difundido em diversas escolas do município, através de palestras, com o objetivo de levar ao conhecimento das futuras gerações o quão importante e relevante à conscientização da população que a cada dia gera esse tipo de lixo contaminante.

O prefeito Raimundo Nonato destacou que a preocupação e a iniciativa dos adolescentes em criar um mecanismo de proteger o meio ambiente do município são de suma importância. “É um trabalho de conscientização junto uma logística reversa onde dá visibilidade a um tema tão importante”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Carlos Luiz Pereira Neto, disse que na noite desta quinta-feira (21) foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, em primeira votação, o Plano Municipal de Resíduos, que vem de encontro com o projeto dos alunos da escola Alfredo José estão propondo, onde será dada destinação correta para cada resíduo.

Participaram da reunião os secretários de Governo e vice-prefeito Gustavo Abi-Rached Cruz e Célia Aparecida Louzada, secretária de Educação Municipal, o diretor da escola professor Marcos Joel Mafei e a professora Maria Fátima Servio.

Comente o que você achou da postagem