segunda-feira , 20 novembro 2017
Home / Destaque / Governo entrega para sociedade o 1º Plano Estadual da Agricultura Familiar de MT

Governo entrega para sociedade o 1º Plano Estadual da Agricultura Familiar de MT

Postado em: 29/08/2017

É com orgulho no peito e gratificação que entregaremos nesta semana para a sociedade mato-grossense, em especial ao público dos pequenos produtores rurais, o inédito Plano Estadual da Agricultura Familiar (Peaf-MT), elaborado pelo Estado de forma democrática, com ampla participação da sociedade civil organizada na construção deste documento, que já é um marco no planejamento da política pública do Governo estadual.

O lançamento do PEAF, será nos dias 30 e 31 de agosto no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso, em que o Estado reúne os 141 municípios para discutir importantes assuntos da pasta, como assistência técnica, comercialização, regularização fundiária e embargos ambientais, crédito e a importante da flexibilização da lei do Susaf para incentivar o pequeno produtor na ponta.

Entidades como Empaer, Prefeituras, Embrapa, MST, Unicafes, Ong’s como ICV e IPAM, Intermat, Ceasa, Mapa, Fetagri, entre outras secretarias de Estado do Governo participarão do evento, que terá palestras, mesa-redonda, apresentação de vídeos, cartilhas e documentos que serão de interesse para os pequenos produtores, pesquisadores, apoiadores e amante da agricultura familiar regional.

Na ocasião, a Seaf apresentará o Plano Estadual da Agricultura Familiar que trará uma base de dados que possam traduzir a realidade das pequenas propriedades de Mato Grosso. Além disso será entregue uma cartilha ilustrativa e também será lançado um Portal Digital com as informações regionalizadas da agricultura familiar mato-grossense, produtos que estarão gratuitamente disponíveis para o acompanhamento e pesquisa da sociedade civil.

A construção transparente e coletiva do Peaf teve contribuição de mais de 900 pessoas de 92 cidades do Estado, que participaram de oficinais para elaboração do Plano nos municípios de Várzea Grande, Sorriso, Juína, Guarantã do Norte, Querência, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis.

Com o aval do governador Pedro Taques, o Peaf já se faz imprescindível no planejamento e construção da política pública do Estado. Por exemplo, o Plano PluriAnual (PPA 2016-19) da Seaf, foi adequado de acordo com os direcionamentos do Peaf o que torna o planejamento da política pública, transparente e democrática, visando o atendimento do que a sociedade propôs. Desta forma, o Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2018 da SEAF-MT está de acordo com as diretrizes do Plano.

Agora, diferente de como encontramos a pasta no início de 2015, podemos dizer que temos sim uma fotografia, um raio-x e um norte, para que o poder público estadual possa investir e suprir de forma orientada a demanda das mais de 100 mil famílias de pequenos produtores, responsáveis por colocar alimento saudável e de qualidade, tanto na mesa da família do campo e da cidade!

Comente o que você achou da postagem