terça-feira , 12 dezembro 2017
Home / Destaque / Secitec lança edital de construção do Parque Tecnológico Mato Grosso

Secitec lança edital de construção do Parque Tecnológico Mato Grosso

Postado em: 09/11/2017

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) lançou nessa quarta-feira (08.11), o edital do Parque Tecnológico Mato Grosso. Com uma área de 16 hectares, localizada em Várzea Grande, o início das obras está previsto para o primeiro bimestre de 2018. “Guardando-se os prazos do processo licitatório, que vão de 90 a 120 dias, e mantendo-se a conformidade dos processos, até fevereiro de 2018 iniciamos as obras do Parque, que deve ser entregue ainda no próximo ano”, destaca secretário de Estado Domingos Sávio Boabaid Parreira.

O layout do Centro de Inovação é baseado no conceito de construções por containers, uma tendência que otimiza os investimentos com conforto e modernidade. A estrutura modulada permite a gestão de espaços de forma eficiente de acordo com necessidade. O projeto inicial do Parque estava orçado R$ 14 milhões, mas após uma reavaliação no primeiro semestre de 2017, o valor foi reduzido para R$ 8 milhões, pavimentando o caminho para o início das obras. “Viabilizar o Parque foi uma das prioridades do Governo do Estado. Otimizar o projeto, buscar parceiros e entregar o projeto arquitetônico completo foram conquistas que possibilitaram mais esse passo que é a licitação das obras”, disse Domingos Sávio.

A obra, que terá recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), é esperada pelo setor, já que a potencialidade do agronegócio do Estado faz do Parque uma oportunidade especial para o segmento. “Fomentar pesquisas e tecnologia do campo, diretamente de Mato Grosso é um oportunidade que todos estamos esperando – empresas e produtores, para que Estado seja também referência nesse setor. O diferencial do Agro, soma-se às iniciativas convencionais dos Parques Tecnológicos de todo Brasil”, destaca Domingos Sávio.

O projeto contempla três módulos de funcionamento: Parque Tecnológico (espaço para o desenvolvimento de inovação pelas empresas), Parque de serviços (focado na promoção de serviços para empresas, industrias e comunidades) e Parque científico (espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de P&D). Estão em processo de instalação também, a anexa da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT e do campus da Universidade de Mato Grosso -UNEMAT.

Segundo o coordenador do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rogério Nunes, a iniciativa está em andamento desde 2013 e com a construção do Centro de Inovação as ações já realizadas se consolidam. “Todos os projetos que já caminham paralelos à estrutura, serão otimizados. Acelerar e incubar empresas, atrair empresas de base tecnológica para nosso Estado e fortalecer Mato Grosso como um polo tecnológico e integrar os mecanismos já existentes nas áreas de empreendedorismo e inovação, que a Secitec já vem trabalhando”, reforça Rogério.

O Parque, que tem a expectativa de movimentar de 1,3 mil empregos diretos e indiretos, será construído em Várzea Grande, em uma área com centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisa, entre outros.

Edital

O Edital de Concorrência Pública n.º 001/2017/SECITEC, rege a contratação de empresa de engenharia para execução de construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, no município de Várzea Grande/MT. O superintendente de Gestão Sistêmica da Secitec, Fábio Alves, explica que a modalidade será pelo menor preço com regime de execução indireta por empreitada de preço unitário. “A abertura será no dia 08 de dezembro, às 13h30, na Secretaria. Quem precisar de mais informações pode acessar o edital completo no site da Secitec ou na Coordenadoria de Aquisições e Contratos/SECITEC”, informa Fábio.

Os recursos são do Termo de Cooperação Técnica, celebrado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT.

Confira o Edital na íntegra pelo link – http://www.secitec.mt.gov.br/noticias/edital-licitacao-parque-tecnologico-mato-grosso/163732.

 

Maria Helena Manhães

Comente o que você achou da postagem