segunda-feira , 11 dezembro 2017
Home / Destaque / Unemat está com inscrições abertas para 10 programas de mestrado e doutorado

Unemat está com inscrições abertas para 10 programas de mestrado e doutorado

Postado em: 18/09/2017

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com editais de seleção para os programas de pós-graduação em nível de mestrado e/ou doutorado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Ciências Ambientais, Educação, Estudos Literários, Genética e Melhoramento de Plantas, Geografia, Linguística e os mestrados profissionais oferecidos em Rede Nacional, em Letras, História e Matemática. Cada programa tem prazo de inscrição, critérios de seleção e local de oferta específicos, conforme previsto em edital.

Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (mestrado) – O programa, sediado no câmpus de Alta Floresta, tem área de concentração em Agroecossistemas Amazônicos e duas linhas de pesquisa: Diversidade biológica e Agroecossistemas amazônicos.

São ofertadas 16 vagas, a graduados em áreas do conhecimento relacionadas às linhas de pesquisa ou em afinidade com as Ciências Ambientais. As inscrições podem ser feitas até 13 de outubro.

Ciências Ambientais (mestrado e doutorado): O período de inscrições encerra-se em 25 de setembro. Podem candidatar-se aos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, respectivamente, portadores de diploma de curso superior e título de mestre em qualquer área do conhecimento.

O programa possui a área de concentração “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com duas linhas de pesquisa: Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado e Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado. São ofertadas 22 vagas para o mestrado e 18 vagas para o doutorado.

Educação (mestrado)- O mestrado em Educação, ofertado em Cáceres, apresenta área de concentração em Educação, com linhas de pesquisa em Educação e diversidade; Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. São 26 vagas, abertas a portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até 05 de outubro.

Estudos Literários (mestrado e doutorado)- São 11 vagas para mestrado e 9 para doutorado, abertas a portadores de diploma de graduação em Letras/Literatura e áreas afins para o mestrado e diploma de mestre em Letras/Literatura e áreas afins para o doutorado.

O programa, desenvolvido no câmpus de Tangará da Serra, tem área de concentração em Estudos Literários e duas linhas: Literatura, história e memória cultural; e Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa. Inscrições até 11 de outubro.

Genética e Melhoramento de Plantas (mestrado)- O programa possui área de concentração em Melhoramento Genético Vegetal, com linhas de pesquisa em Melhoramento genético de plantas; Biotecnologia e recursos genéticos vegetais.

São disponibilizadas 24 vagas, sendo 12 para cada linha de pesquisa. O candidato deverá ter formação em Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal e áreas afins. Com uma estrutura multicâmpus, as disciplinas são ofertadas em Alta Floresta, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra. O período de inscrição encerra-se em 10 de outubro.

Geografia (mestrado)- Inscrições abertas até 16 de outubro, aos portadores de em Geografia e áreas afins. São de 15 vagas. O programa, oferecido em Cáceres, possui área de concentração “Organização do Espaço e Meio Ambiente”, com duas linhas de pesquisa: Análise ambiental e Dinâmica espacial.

Linguística (mestrado e doutorado)- O programa de pós-graduação stricto sensu em Linguística oferta 24 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado. Candidatos com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento podem se inscrever.

Desenvolvido em Cáceres, tem como área de concentração “Estudo de processos linguísticos” e linhas de pesquisa Estudo de processos discursivos; Estudo de processos de significação; Estudo de processos de variação e mudança. Inscrições até 27 de outubro.

Profletras – Segue até o dia 02 de outubro o prazo de inscrição ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras). A Unemat disponibiliza 33 vagas, sendo 18 no câmpus de Cáceres e outras 15 em Sinop.

São requisitos para participar do Exame Nacional de Acesso: ser portador de diploma de curso superior de licenciatura em Letras, com habilitação em português, ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) em Escola da Rede Pública, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

ProfHistória – Os interessados em concorrer a uma das 20 vagas oferecidas pelo Mestrado Profissional em Ensino de História têm até o dia 28 para se inscrever.

Podem se candidatar professores de História em atuação na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), portadores de diploma de curso superior de licenciatura. A seleção do ProfHistória oferece em todo o país, para 467 vagas. O edital pode ser conferido.

ProfMat- Professores de matemática que tenham interesse em fazer o mestrado profissional em Matemática, no câmpus da Unemat em Sinop, podem se inscrever até o dia 15 de setembro. Estão sendo oferecidas 15 vagas pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Para se inscrever é necessário que os candidatos sejam professores em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública.

Comente o que você achou da postagem